terça-feira, 31 de maio de 2016

Snapchat: Identidade Instantânea?


O programa "Central Parque", na RTP 3 (de 28 de maio, 2016), sobre tendências multiplataforma, foi dedicado ao Snapchat. A migração de jovens para redes sociais onde a privacidade e o efémero se conjugam, é uma tendência que está a ser estudada pelos investigadores sociais e pelas marcas, que querem perceber e captar este segmento de mercado.



Os nativos digitais cresceram na sociedade globalizada e sentem-se à vontade a saltar de rede para rede, interagindo em cada uma consoante as preferências do momento. Eles, a geração que valoriza mais o acesso do que a posse, usam os canais de comunicação visual - privada e temporária - como meios para estabelecer contacto, viver o momento e sem o lema "para guardar" ou "para mais tarde recordar".


  • Que impacto tem o uso do Snapchat e outras aplicações de mensagens privadas (ou em grupos restritos) na nossa forma de estar e, até, de ser?  
  • A velocidade e o esquecimento andam de mãos dadas? 
  • Será esta geração uma geração sem memória (ou com uma memória fragmentada)?
  • Que efeitos tem na Identidade o apagamento automático dos conteúdos pessoais partilhados? 
  • E como dar a volta à ansiedade associada ao estar sempre no momento, sem paragens?
  • Será preciso voltar ao modo (ou moda) "slow", para que as experiências vividas tenham alguma espessura, ou seja, algo que permaneça e devolva um sentido se si mais coeso?

   Para saber mais sobre estas e outras questões, assista ao programa, para o qual fui convidada, juntamente com Joana Carravilla Veja o Vídeo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar